Morfologia Externa do Coração; o coração é um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
O tecido muscular que forma o coração é de tipo especial, tecido muscular estriado cardíaco, e constitui sua camada media, ou miocárdio.
O coração está situado no mediastino médio e é dividido em duas metades, direita e esquerda, por um septo longitudinal orientado obliquamente. Cada metade é constituída de uma câmara, chamada átrio, que recebe sangue das veias, e de outra, chamada ventrículo, que impulsiona o sangue para o interior das artérias.
O coração tem situação predominante para o lado esquerdo do plano mediano. Em media, o coração do adulto mede cerca de 12cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura em sua parte mais larga, e tem 6 cm de espessura. No homem, seu peso varia de 280 a 340 g e, na mulher, tem de 230 a 280 g. O coração quase sempre continua a crescer em peso e tamanho até um período avançado da vida.
O coração possui um ápice que se dirige para baixo, para frente e para a esquerda, e uma base do cone truncado que é o coração e tem três faces:a esternocostal é ocupada pelo átrio direito e, sobretudo, pela sua aurícula, à direita, e pelo ventrículo direito e uma pequena parte do ventrículo esquerdo, à esquerda; a diafragmática é ligeiramente achatada por causa de seu contato com o diafragma, compreendendo os dois ventrículos; pulmonar, ou esquerda, é formada, principalmente, pelo ventrículo esquerdo e, em uma pequena extensão, pelo átrio esquerdo. A base do coração é formada pelos átrios.
Os átrios e os ventrículos são separados pelo sulco coronário ou atrioventricular, que aloja o seio coronário, a artéria coronária direita e a terminação da artéria coronária esquerda. Este sulco é bem marcado atrás, mas interrompido na frente pela artéria aorta e pelo tronco pulmonar.
A face esternocostal do coração é formada, sobretudo, pelo ventrículo direito. A face esquerda, ou pulmonar, é formada, principalmente, pelo ventrículo esquerdo, que produz a impressão cardíaca na face medial do pulmão esquerdo.
A face diafragmática é formada por ambos os ventrículos. Repousa, principalmente, sobre o centro tendendo do diafragma.
O pericárdio é o saco fibrosseroso que envolve o coração e com o qual ocupa a maior parte do
mediastino médio. O pericárdio consiste em duas laminas: uma lamina externa forte, composta de tecido fibroso resistente, denominada pericárdio fibroso, e um saco fechado bilaminar, composto de uma membrana transparente, chamado pericárdio seroso.
O pericárdio fibroso é mais ou menos cônico; seu ápice truncado é perfurado pela artéria aorta, tronco pulmonar e veia cava superior. Devido a suas muitas ligações, o saco pericárdio esta firmemente fixado no interior da cavidade torácica. Isso mantém o coração na sua posição normal dentro da cavidade torácica.
O pericárdio seroso dividi-se em duas laminas: parietal e visceral. A lamina parietal do pericárdio seroso reveste a face interna do pericárdio fibroso. É tão aderente ao pericárdio fibroso que é difícil separá-los. A lamina visceral reflete-se sobre o coração, onde forma o epicárdico, a camada externa da parede do coração. O espaço virtual entre as laminas parietal e visceral do pericárdio seroso é chamado cavidade pericárdia. Contem uma fina película de liquido, que possibilita ao coração mover-se e bater em um ambiente sem atrito.
Morfologia Interna do Coração; a parede do coração é composta por três camadas: uma externa, o epicárdico; uma media o miocárdio, e uma interna, o endocárdio. A camada superficial do epicárdico é a membrana serosa, ou pericárdio visceral. Esta camada única de células mesoteliais escamosas repousa sobre uma lamina própria de delicado tecido conjuntivo.
O miocárdio é composto de camadas e feixes de músculos cardíaco com o mínimo de outros tecidos, exceto no que se refere aos vasos sanguíneos.
O endocárdio é o revestimento interior do coração, e sua camada superficial é composta de células endoteliais escamosas e é continua com o revestimento endotelial dos vasos sanguíneos.
O septo horizontal, septo atrioventricular, divide o coração em duas porções, superior e inferior. A porção superior apresenta um septo sagital, septo interatrial, que a divide em duas câmaras: átrios direito e esquerdo. Cada átrio possui um apêndice, o qual é visto na superfície externa do coração e se assemelha a orelha de um animal, recebendo por isso a designação de aurícula. A porção inferior apresenta, também, um septo sagital, septo interventricular, que a divide em duas câmaras: ventrículos direitos e esquerdo, possibilitando, assim, a comunicação do átrio direito com o ventrículo direito e a do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo.
Os ostios atrioventriculares são providos de dispositivos que permitem a passagem do sangue somente do átrio para o ventrículo: são as valvas atrioventriculares. A valva é formada por uma lamina de tecido conjuntivo denso, recoberta em ambas as faces pelo endocárdio. Esta lamina é descontinua, apresentando subdivisões incompletas, as quais recebem o nome de válvulas ou cúspides. A valva atrioventricular direita possui três cúspides e recebe a denominação de valva tricúspide; a valva atrioventricular esquerda apresenta duas cúspides e chama-se valva mitral ou bicúspide. Quando ocorre a sístole (contração) ventricular, a tensão nesta câmara aumenta consideravelmente, o que poderia provocar a eversão da valva para o átrio e o conseqüente refluxo de sangue para esta câmara. Isso não ocorre porque cordas tendíneas prendem a valva a músculos papilares, os quais são projeções do miocárdio nas paredes internas do ventrículo.
Vasos da Base; no átrio direito desembocam as veia cava superior, a veia cava inferior e as veias intrínsecas do coração. No átrio esquerdo desembocam as veias pulmonares direitas e as veias pulmonares esquerda, que são em numero de quatro, duas de cada pulmão.
Do ventrículo direito sai o tronco pulmonar, que, após curto trajeto, bifucar-se em artérias pulmonares direita e artérias pulmonares esquerda, para os respectivos pulmões.
Do ventrículo esquerdo sai à artéria aorta, que se dirige inicialmente para cima e depois para trás e para esquerda, formando o arco aórtico.
Nó Sinoatrial ou Nó Sinusal; este nó se localiza na região antero-lateral da junção da veia cava superior com o átrio direito, próximo à extremidade superior do sulco terminal.
Situando-se logo abaixo do epicárdico, o nó sinoatrial é uma massa pálida e fusifome. Contem uma rede de fibras musculares cardíacas especializadas que se torna continua com as fibras musculares do átrio da periferia do nó.
Nó Atrioventricular; este nó, um pouco menor que o sinoatrial, esta localizado abaixo do endocárdio do átrio direito, na parte do septo interatrial que forma ou continua o trigono fibroso direito, imediatamente acima do ostio do seio coronário. Como no nó sinoatrial, constitui-se de uma rede de fibras musculares especializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário