terça-feira, 22 de maio de 2012

Climatério - inicio de uma nova vida



 É definido pelo Congresso Internacional de Menopausa, climatério; como período de envelhecimento da mulher entre as fases produtivas e não produtivas, e menopausa; como a data final da menstruação que ocorrem durante o climatério ( Mendonça, 2004).

   Segundo a literatura médica, o climatério designa, o ciclo da mulher caracterizado pelas mudanças hormonais, diminuição de estrógeno e progesterona, alterações vaginais e cessação da menstruação (menopausa). A expressão síndrome do climatério se resume ao conjunto de sinais e sintomas que provocam mal estar físico e psíquico, resultante da insuficiência estrogênica, se destacando a curto prazo, as ondas de calor, insônia, irritabilidade e depressão, a médio prazo, atrofia dos epitélios, mucosas e colágeno e a longo prazo, alterações cardiovasculares e perda de massa óssea (Mendonça, 2004).

   Aproximadamente 60 a 80% das mulheres refere algum tipo de sintomatologia durante o climatério, na maioria atribuída ao estado de hipoestrogenismo. São comuns as queixas relacionadas a sintomas vasomotores, ressecamento vaginal, dispareunia e urgência miccional, estas ultimas decorrentes de atrofia urogenital, com importante repercussão na esfera sexual e na qualidade de vida (Padilha, 2005).   Muitas mulheres também podem vivenciar esse período de forma assintomática ou com sintomas inexpressivos, se entendendo como o inicio de uma nova etapa, sendo esta de amadurecimento existencial que lhes permitirão uma vida com maior segurança e confiança (Aldrighi, 2001).

  Há evidencias de estudos epidemiológicos que as mulheres que tem acesso as informações sobre o climatério vivenciam melhor esta fase (Merighi, 2008).


CLIMATÉRIO X EXERCÍCIO FÍSICO


Durante a menopausa cerca de 60% das mulheres apresentam um rápido ganho de peso entre 2,5 Kg e 5,0 Kg, tendo a etiologia ainda desconhecida. O término do ciclo menstrual não afeta a ingestão de alimentos e reduz pouco a taxa de metabolismo basal, sendo uma parcela do peso ganho nesta fase atribuída à simples redução da atividade física (Burini, 2004).

Os programas de atividades físicas atuais apresentam uma visão mais complexa sobre o praticante do que em outros tempos, visando não somente o bem estar fisico, como também, social, intelectual, vocacional e espiritual do individuo, levando – o a desempenhar uma perfeita funcionalidade (Schick, 2011). 

Atividade física regular contribui para preservação da massa muscular e da flexibilidade articular, reduzindo a intensidade dos sintomas somáticos e levando a uma sensação de maior bem estar no climatério. O exercício físico não aumenta somente a secreção de b-endorfinas hipotalâmicas, melhorando o humor e aliviando as ondas de calor, mas aumentando também a densidade mineral óssea, diminui a frequência cardíaca de repouso, melhora o perfil lipídico e normaliza a pressão arterial. A atividade física melhorando a imagem corporal, aumenta também a auto – estima feminina (Padilha, 2006).

DISCUSSÃO

Muitas mulheres acreditam que ao entrarem no climatério terá sua vida alterada de uma forma negativa, mas isto não é a realidade para muitas mulheres.
E pode ser a sua também, a realização de atividades fisicas durante este periodo da vida de uma mulher é muito importante não somente para parte fisica, mas também para parte psicológica.
Com a liberação de endorfina proporcionada pelo exercício, a mulher passa a se sentir melhor com ela mesma e com as pessoas a sua volta, promovendo assim o aumento da auto estima. O exercício fisico também auxilia a mulher ter uma boa noite de sono, e há relatos de algumas ter diminuido a sensação de calor.
O exercício também promove uma melhora significativa na parte fisica, o impacto que ocorre através do exercício nas articulações aumenta a produção de cálcio evitando o aparecimento da osteoporose, com o fortalecimento da musculatura há prevenção de lesões ligamentares e até mesmo musculares, o exercício também auxilia no treinamento da coordenação motora e do equilibrio evitando assim quedas e possiveis fraturas.
Viver em paz com o climatério é fácil basta informação e disposição.

DICA

É muito importante antes e depois de qualquer exercício físico se alongar. Se alongar de uma forma global, pescoço, braços, tronco e pernas.
O alongamento é realizado de uma forma estática, ex; alongamento de braço, coloca uma das mãos atrás do pescoço, mão espalmada na cervical, a outra mão eleva até o cotovelo, puxe o cotovelo até sentir puxar o braço dobrado atrás da cabeça, tem q sentir puxar de uma forma que não esteja machucando, mantenha esta posição por 30 segundos e relaxe, faça o mesmo movimento com o outro braço.


BIBLIOGRAFIA



http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n1/19833.pdf
 
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v27n1/24286.pdf
 
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/714/71417315.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000400008

http://ged.feevale.br/bibvirtual/Monografia/MonografiaFernandaSchick.pdf
 
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v47n4/7401.pdf
 
http://www.scielo.br/pdf/%0D/ramb/v52n5/a17v52n5.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário