DPOC- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
É uma doença nos pulmões que diminui a capacidade de respiração, quando falamos em DPOC nos referimos a bronquite crônica e enfisema pulmonar.
Bronquite crônica: a pessoa tem tosse produtiva na maioria dos dias por pelo menos 3 meses ao ano, em 2 anos consecutivos.
Enfisema Pulmonar: Alargamento anormal e persistente dos espaços aéreos distais ao bronquiolo terminal, acompanhado de destruição de suas paredes.
A DPOC é uma enfermidade respiratória caracterizada pela presença de obstrução do fluxo aéreo, e não totalmente reversível.
Fatores de risco:
- Tabaco 90% dos casos
- Pós/poeiras Substâncias químicas 10% dos casos
- Deficiência alfa-1 antripsina
FISIOPATOLOGIA: Alterações fundamentais da microarquitetura pulmonar como aumento dos espaços aéreos, rupturas das paredes alveolares e estenose bronquiolar reduzindo a superfície respiratória e os leitos capilares.
Sintomatologia: Os sintomas tipicos são; tosse produtiva, hipoventilação.Algumas pessoas desenvolvem uma limitação gradual aos exercicios, mas a tosse so aparece eventualmente. Outras costumam ter tosse com expectoração durante o dia, principalmente pela manhã, e tem maior facilidade de contrair infecções respiratorias. Nestes casos a tosse piora e a secreção obtem uma coloração amarelada ou esverdeada, aumenta a dispnéia podendo ocasionar a sibilância (chiado no peito).Se a pessoa segue com o
tabagismo aumenta a dispnéia. Podendo aparecer durante a execução de pequenos movimentos como penter o cabelo, se vestir, amarrar os sapatos....
Tratamento Fisioterapêutio:
- Reexpansão pulmonar, através de manobras e aparelhos como voldyne e threshold.
- Condicionamento fisico, caminhada, exercicios ativos de MMSS e MMII.
- Higiene Bronquica, manobras e equipamentos como shaker e acapella.
- Orientações das atividades de vida diaria
- Orientar na conservação de energia, ensinando o pcte a relaizar algumas atividades sem gastar muita energia, como tomar banho sentado, escovar os dentes com o braço apoiado...
www.abcdasaude.com.br
Doenças pulmonares, Affonso Berardinelli Tarantino
Nenhum comentário:
Postar um comentário